Podem ver-se outros membros do séquito de Napoleão um pouco atrás dele; as suas figuras robustas acentuam a fragilidade de Bonaparte.[19]. Tudo revela uma modificação no seu estilo, mas não uma que seja feliz. Entretanto as forças austríacas tinham voltado a tomar a Itália, beneficiando da dispersão do exército francês no norte de África. Paul Delaroche 1848 (S.D.b.g.) Bonaparte franchissant les Alpes de Jacques-Louis David. Le texte intégral de l'article est ici →, {{$parent.$parent.validationModel['duplicate']}}, dernière édition: 18 févr., 2013 par xennex, fr.wikipedia.org/wiki/Bonaparte_franchissant_les_Alpes, 1-{{getCurrentCount()}} sur {{getTotalCount()}}, https://fr.wikipedia.org/wiki/Bonaparte_franchissant_les_Alpes, Napoléon Bonaparte abdicated in Fontainebleau. [IV] George, que tinha uma colecção considerável de parafernália napoleónica, achava tal como Delaroche que a pintura não reflectia a realidade e encarregou a criação de uma representação mais realista.[22]. Fracassou na missão de todo o artista: fazer avançar a educação das massas; quando esteve em seu poder impulsionar, cedeu; foi um reflexo, mas não uma luz; e em lugar de elevar o público até à sua obra, baixou-a até ao público. Il est vêtu d'un uniforme d'officier général recouvert par une redingote grise, il porte une culotte de peau blanche et des bottes à l'écuyère. Nabi : Dis donc il savait drôlement bien faire du cheval !! [19] Napoleão e a mula que monta têm uma textura muito rica visualmente devido ao contraste de luz e sombra, tal como o guia que conduz à mula. Paul Delaroche (1797-1856) Napoléon Bonaparte franchissant les Alpes au col du Grand-Saint-Bernard en 1800 1848 Huile sur toile Paris, musée du Louvre © RMN-GP (musée du Louvre) / Franck Raux O cuidado no pormenor e a precisão literal que Delaroche pôs nesta pintura evidenciam e mostram a lenta mas firme evolução do realismo dentro da arte durante o século XIX, e como começou a crescer a sua popularidade. No entanto, a saliência à esquerda do guia e as patas da mula produzem sombras que equilibram a iluminação do quadro. Alguns desaprovavam a eleição da cena, enquanto que outros criticavam directamente Delaroche dizendo, em certo modo, que pretendeu imitar o génio de Napoleão sem o conseguir.[8]. Delaroche dá uma imagem mais realista e mais humana, incidindo nos perigos da montanha e no olhar melancólico do líder. Paul Delaroche 1848 (S.D.b.g.) [8], Arthur George, 3º conde de Onslow, encomendou a realização da pintura logo que ele e Delaroche visitaram o Louvre em Paris, onde viram a versão de David. Il est coiffé d'un bicorne de feutre noir galloné d'or. Bonaparte franchissant les Alpes. Estes feitos foram representados com uma fidelidade que não omitiu as rugas das roupas, a textura peluda do quadrúpede, nem o pormenor no. Il enfourche une mule, sa main droite est glissée sous son uniforme, sa main gauche est posée sur le pommeau de la selle. Paul Delaroche peint également pour le musée de Versailles : le Baptême de Clovis, le Sacre de Pépin, le Passage des Alpes par Charlemagne et son Couronnement à Rome. Napoleon Crossing the Alps (also known as Napoleon at the Saint-Bernard Pass or Bonaparte Crossing the Alps; listed as Le Premier Consul franchissant les Alpes au col du Grand Saint-Bernard) is any of five versions of an oil on canvas equestrian portrait of Napoleon Bonaparte painted by the French artist Jacques-Louis David between 1801 and 1805. . Bonaparte franchissant les Alpes Hippolyte de la Roche [1] , dit Paul Delaroche , né le 17 juillet 1797 à Paris où il est mort le 4 novembre 1856, est un peintre français . Il y eu plusieurs versions de ce tableau ( environ 5). A mesma técnica se aplicou aos adornos vermelhos e amarelos que cobrem e pendem do animal. Le peintre Paul Delaroche livre avec Bonaparte franchissant les Alpes son troisième tableau à sujet napoléonien, après Napoléon dans son cabinet (collection particulière) de 1838 et Napoléon à Fontainebleau (Paris, musée de l’Armée) de 1840. Resté dans la collection de la famille jusqu'en 1967, il est mis en vente chez Christie's en 1968 et en 1971. Duas das versões mais conhecidas desta obra são as que estão em Paris no Museu do Louvre,[7] de 1848 e com 289 × 222 cm, e em Liverpool na Walker Art Gallery,[20] de 1850 e com 279,4 × 214,5 cm. Paul Delaroche est un peintre de la période classique. ... Bonaparte franchissant les Alpes. [12][13], Em 15 de Maio de 1800, Napoleão e o seu exército de 40 000 homens (sem incluir a artilharia de campanha e os vagões de carga, 35 000 na artilharia ligeira e infantaria, e 5 000 de cavalaria) começaram a árdua viagem pelas montanhas. Il existe cinq versions de l'œuvre, l'exemplaire daté de 1848 exposé au Louvre est considéré comme le premier original, une deuxième version datée à Nice en 1850, appartient à la Walker Art Gallery de Liverpool et a longtemps été considérée à tort comme la première version. Le tableau Bonaparte franchissant les Alpes en 1800 a été peint en 1848 par Paul Delaroche. T’as vu comme il se cabre, il … C’est à lui que l’on doit la représentation la plus célèbre de Napoléon dans sa toile Bonaparte franchissant les Alpes mais aussi la Mort d'Elisabeth, reine d'Angleterre, en 1603. Grande parte do pormenor e da diversidade das texturas concedem-se também ao guia, em particular a seu rosto, à sua túnica verde sacudida pelo vento, e às suas botas de couro. O Napoleão de David é exuberante,[24] seguro da sua liderança do exército francês e da sua capacidade para cruzar os Alpes e derrotar os austríacos em Itália. Birkhauser qui en font don au Louvre par l'intermédiaire de la Lutèce Fondation et du Metropolitan Museum of Art en 1982. Os elementos pertencentes ao frio e duro ambiente dos Alpes são evidentes: as montanhas distantes cobertas de neve erguem-se atrás de Napoleão e companhia, enquanto que à sua esquerda aparece uma ravina, e o caminho sob os seus pés tem uma espessa camada de neve. [7], Apesar de a pintura ser uma das pioneiras deste novo estilo, a obra foi criticada por várias autoridades no tema. 1848 Exiled on Saint Helena History of England . À esquerda da mula aparece o seu guia, Pierre Nicholas Dorsaz,[11][26] que deve seguir adiante e fazer avançar a mula, e se apoia pesadamente sobre o bastão a que se agarra com a sua mão esquerda para continuar; as suas vestes estão gastas pelo clima; o seu rosto, vermelho do frio. Paul Delaroche. Celui-ci est conduit par un guide, qui gravit le col en s'aidant d'une canne. Delaroche desejava representar Napoleão como um homem de carne e osso (e não como um monarca taumaturgo como acontece na obra Bonaparte visitando as vítimas da peste de Jafa de Antoine-Jean Gros), optando por representar um homem que também sofria e passava por penúrias em suas façanhas mais ousadas. Bonaparte Franchissant les Alpes. O Napoleão de Paul Delaroche tem frio e está cansado, enquanto que o de David veste um uniforme pristino e é idealizado como herói. Bonaparte cruzando os Alpes (também chamado Napoleão cruzando os Alpes, apesar da existência de uma pintura homônima) é um tema de um conjunto de pinturas a óleo de 1848-1850 que retratam Napoleão Bonaparte, [1] realizado pelo artista francês Paul Delaroche. La peinture fut critiquée par plusieurs spécialistes de la question sur le réalisme de la scène. O esquema e tons de textura que Delaroche utiliza nesta pintura são bastante pormenorizados e estudados, em especial em relação às figuras mais importantes; este aspecto da obra foi descrito como sendo «…representado com uma fidelidade que não omitiu as rugas do vestuário, a textura peluda do quadrúpede, nem o pormenor no arnês nem as suas espaldas.»[8] A pelagem da mula foi texturada intensamente e pintada em pormenor para que parecesse dura e hirsuta à vista, e a própria mula extenuada pelo cansaço. [9] Essa acção militar prometia grandes benefícios, como por exemplo assegurar os interesses comerciais da França e impedir o acesso dos britânicos à Índia. Charlemagne traverse les Alpes: 1847: 420 × 801 cm: Versailles, musée de l'Histoire de France : Bonaparte franchissant les Alpes: 1848: 289 × 222 cm: Paris, musée du Louvre : Un enfant apprenant à lire: 1848: 20,5 × 14,2 cm: Londres, The Wallace Collection : Portrait de Ludmille Komar, princesse de Beauvau-Craon: 1849: 71 × 58 cm En tant que Partenaire Amazon, nous réalisons un bénéfice sur les achats remplissant les conditions requises. Bonaparte aumentava por via destas medidas a sua popularidade mas também graças às suas contínuas aparições públicas, exercendo o papel de salvador da pátria. Sujet représenté. Son visage est impassible et son regard dirigé vers le spectateur. King Edward V and Duke York. twitter; facebook; Cette carte postale s’inspire du tableau de Paul Delaroche (1797-1856) peint en 1848 et … No entanto, existe outra diferença significativa no mesmíssimo Napoleão, no seu estado mental. O contraste entre a representação de Jacques-Louis David da mesma cena (de Napoleão atravessando os Alpes a caminho de Itália), que foi um retrato solicitado pelo rei de Espanha[23][V] para dar a Napoleão[24] de presente, e a representação de Delaroche em Bonaparte cruzando os Alpes é evidente. Embora em certo sentido isto pareça diminuir a figura de Napoleão (e contrastar em extremo com a versão de David, que o mostra imune ao frio e sob uma luz heroica), a obra de Delaroche não pretendia retratá-lo de um modo hostil ou impróprio. [21], Deixando de lado a encomenda, Delaroche inspirou-se para criar esta obra devido ao que sentia: que ele se parecia com Napoleão e que os seus feitos eram comparáveis com os deste. 22 € Ajouter au panier. [27] Os comentários efectuados pela revista sobre a obra indicam que, apesar de elogiar a pintura em várias das suas características, Delaroche era criticado por vários motivos: Algumas pessoas ficaram desapontadas com as obras de Delaroche em geral e, em particular, com Bonaparte cruzando os Alpes, criticando o que foi descrito como o seu «baixo nível artístico.» Entre tais críticas se inclui The Gentleman's Magazine, onde se publicou o seguinte texto: Não é claro se Delaroche perdeu a simpatia que tinha ganho pelo seu encarceramento ou pela sua nomeação como Primeiro Pintor, mas parece que The Gentleman's Magazine não sentia que o pintor estivesse a trazer nada de novo ao espectro artístico com o seu emprego do realismo dentro da pintura. Por outro lado, a versão de Delaroche apresenta Napoleão com um casaco cinzento bastante comum que tem o único propósito de manter afastado o frio mais que mostrá-lo como o símbolo que podia ter representado: o de um líder militar poderoso e galante, que é a impressão que se recebe da versão de David. Bonaparte franchissant les Alpes. Paul Delaroche Paris (France), 1797 – Paris (France), 1856 Napoléon Bonaparte franchissant les Alpes au col du Grand-Saint-Bernard en 1800 1848 Huile sur toile Paris, musée du Louvre RF 1982-75 Don M. et Mme Robert Raymond Birkhauser par l’intermédiaire de la Lutece Foundation, 1982 Accueil » Histoire des 2 empires » Iconographie » Bonaparte franchissant les Alpes. Como parte da sua campanha de 1798 durante as Guerras Revolucionárias Francesas, Napoleão preparou a invasão e conquista do Egito, que nessa época era uma província do Império Otomano. 4 juil. As suas obras mais recentes não estão calculadas para recuperar a simpatia que tinha perdido. [5][6], A obra foi inspirada na série de cinco pinturas de Napoleão cruzando os Alpes (1801-1805) realizadas por Jacques-Louis David. As camadas de gelo e neve também aparecem ainda mais brancas pela luz solar do oeste, iluminando toda a cena. [14][15][16][II] Durante os cinco dias que demorou a passagem, o exército napoleónico consumiu quase 22 000 garrafas de vinho, mais de uma tonelada e meia de queijo e cerca de 800 kg de carne. Ceci fait partie de l'article Wikipédia utilisé sous licence CC-BY-SA. Sujet représenté scène historique ( Bonaparte Napoléon , général , traversée , Alpes , transport à dos d'animal , mulet , neige ) BonapartefranchissantlesAlpes! Esta página foi editada pela última vez às 09h59min de 29 de julho de 2018. Para recuperar a sua vantagem, em 1800 Bonaparte planeou lançar um assalto de surpresa ao exército austríaco destinado à República Cisalpina. La peinture est inspirée de l'œuvre de Jacques-Louis David Bonaparte franchissant le Grand-Saint-Bernard (1801–1803), où David montre aussi Napoléon traversant le col du Grand-Saint-Bernard, mais présentant des différences significatives entre les deux conceptions du même sujet. Découvrir nos oeuvres de Le jeune-homme devient l'élève de Louis Étienne Watelet, puis de Antoine-Jean Gros, alors que son frère aîné Jules (1795-1849), également artiste-peintre, est l'élève de Jacques-Louis David. 1830 The Execution of Lady Jane Grey. An icon used to represent a menu that can be toggled by interacting with this icon. C’est à lui que l’on doit la représentation la plus célèbre de Napoléon dans sa toile Bonaparte franchissant les Alpes mais aussi la Mort d'Elisabeth, reine d'Angleterre, en 1603. A última diferença de importância (deixando de lado o verdadeiro cenário, os homens que se pode ver à distância etc.) [17] Ele «combinava a sua habilidade para as cores com o seu interesse em cenas particulares da história.»[18] Bonaparte cruzando os Alpes, que foi pintada apenas oito anos antes da morte de Delaroche, exemplifica este período na sua carreira. Paul Delaroche est issu d'une famille aisée, son père est expert en tableaux. A obra tinha voltado a ser exposta há pouco tempo, depois de uma renovação do interesse em Napoleão, quase 40 anos depois do seu exílio. é em relação ao animal que Napoleão monta. Bonaparte franchissant les Alpes. Napoleão aparenta encontrar-se no mais alto das montanhas, e parece ser um homem mortal e em perigo. [14], Depois de cruzar os Alpes, Napoleão começou as operações militares contra o exército austríaco. [1] Embora o exército de Napoleão resultasse vitorioso, foi o que sofreu mais baixas: aproximadamente 1 100 face às 960 dos austríacos.[III]. Delaroche (cujo verdadeiro nome era Hippolyte e não Paul, que escolheu para se distinguir do pai) recebeu de Arthur George, 3º conde de Onslow, coleccionador de artigos relacionados com Napoleão, a comissão de pintar um retrato realista. Deve-se confessar que Delaroche é um artista talentoso mais que um génio. Artiste(s) : DELAROCHE Paul(d'après) Imprimer; Partager. [10] No entanto, depois de uma prolongada cadeia de conflitos que resultaram em enormes perdas, a campanha acabou com a vitória otomano-britânica e Napoleão regressou à França. Ce tableau a était peint par Paul Delaroche, Bonaparte est sur une mule qui conduit son armée en haut des alpes. Baseado no pressuposto de que os austríacos jamais esperariam que o grande exército napoleónico fosse capaz de atravessar os Alpes, optou por tomar essa rota,[11] escolhendo o passo de montanha mais curto (o Passo do Grande São Bernardo), que lhe permitiria alcançar o seu destino tão rapidamente quanto possível. longtemps considéré comme l'exemplaire original, à cause d'une confusion de Delaborde et Goddé dans le catalogue de l'œuvre de Delaroche publié en 1858, il s'agit en fait d'une seconde version comme le montre la date mentionné sur le tableau Paul Delaroche, Nice 1850. Aí foi onde em 14 de Junho teve lugar uma grande batalha que acabou com a retirada dos austríacos da península italiana. [2][3] A cena ilustrada mostra Napoleão montado numa mula, guiando o seu exército através dos Alpes,[I] uma viagem realizada na primavera de 1800,[4] na sua tentativa de surpreender as tropas austríacas em Itália. An icon used to represent a menu that can be toggled by interacting with this icon. Le décor est constitué de montagnes et de rochers enneigés. Mohamed is deeply shaken when his oldest son Malik returns home after a long journey with a mysterious new wife. Genre(:Peintureàl’huilesurtoile!Localisation!Musée!du!Louvre,!Paris! À l'instar de l'œuvre de David, la toile de Delaroche a été largement reproduite. [1], A obra, pese a tentativa de mostrar Napoleão de forma realista, foi criticada por várias autoridades no tema devido a múltiplas razões. Sentiu que mostrando-o tal como deveria ter estado nessas circunstâncias não se separaria em absoluto do seu estatuto como ícone nem do seu legado, mas que o transformava numa pessoa ainda mais admirável.[2]. Pouco depois de estar terminado, o quadro foi levado a Inglaterra e aí, em 1850, o crítico da Athenaeum,[VI] uma revista literária, escreveu uma resenha. [19] A mula sobre a qual viaja está subnutrida, cansada pelo seu calvário através dos Alpes. 2017 - Découvrez le tableau "Paul Delaroche" de Samantha Ferrec sur Pinterest. Paul Delaroche est issu d'une famille aisée, son père est expert en tableaux. Apesar do começo pouco auspicioso da campanha, as forças austríacas foram obrigadas a retroceder até Marengo (junto de Alessandria, no Piemonte) depois de quase um mês. Bonaparte cruzando os Alpes (também chamado Napoleão cruzando os Alpes, apesar da existência de uma pintura homônima) é um tema de um conjunto de pinturas a óleo de 1848-1850 que retratam Napoleão Bonaparte,[1] realizado pelo artista francês Paul Delaroche. Paul Delaroche meurt le 4 novembre 1856 à Paris. Voir plus d'idées sur le thème Géricault, Jean leon, Lawrence alma tadema. Auteur!:PaulDelaroche! Preparou-se uma reforma constitucional e tomaram-se medidas para assegurar a ordem social em França, acompanhando as medidas na economia com o desterro dos jacobinos. Os primeiros trabalhos de Paul Delaroche foram baseados no Antigo Testamento, mas pouco a pouco o seu interesse foi variando para cenas da história inglesa e francesa. Paul Delaroche (1848). La toile du Louvre est signée et datée en bas à gauche Paul Delaroche, 1848, celle de Liverpool Paul Delaroche, Nice 1850. Bonaparte franchissant les Alpes est un tableau peint en 1848 par le peintre français Paul Delaroche. Bonaparte franchissant les Alpes est un tableau peint en 1848 par le peintre français Paul Delaroche. Là où le Bonaparte de David est idéalisé à la manière d'un héros antique, celui de Delaroche est représenté de manière réaliste et sans complaisance, dans un style romantique qui était en vogue à l'époque. Le tableau appartient ensuite à la collection de M. et Mme. Na versão de David, Napoleão está sobre um corcel grande e forte de larga crina; esta questão na versão de David é irrefutavelmente falsa: é sabido que Napoleão montou uma mula durante a travessia (a qual tomou emprestada de um camponês local),[1] e não um cavalo. Lors de sa réception à Londres, les critiques anglais ont estimé que Delaroche avait échoué dans sa tentative de traduire le génie de Napoléon par des moyens réalistes. 5 relations: Bonaparte franchissant le Grand-Saint-Bernard , Décennie 1840 en arts plastiques , Iconographie de Napoléon Ier , Jean Biard , Paul Delaroche . As obras de David também mostram a viagem de Napoleão pelo passo do Grande São Bernardo; no entanto, há importantes diferenças estilísticas entre ambas as concepções. [15][25] A presença de um cavalo em lugar de uma mula foi um dos principais motivos de crítica formulados por Delaroche em relação à versão de David e a base da sua afirmação quanto a Bonaparte cruzando os Alpes, onde há uma mula, e é uma representação mais realista da cena. Il exécute un grand nombre de portraits, parmi lesquels ceux de Guizot, Salwndy, Rémusat et Thiers. Jacques Louis David (1801). ... Bonaparte franchissant les Alpes Paul Delaroche 1850. La peinture est inspirée de l'œuvre de Jacques-Louis David Bonaparte franchissant le Grand-Saint-Bernard (18011803), où David montre aussi Napoléon traversant le col du Grand-Saint-Bernard, mais présentant des différences significatives entre les deux conceptions du même sujet. 2005, 28, A referência emprega parâmetros obsoletos, Bonaparte visitando as vítimas da peste de Jafa, «Bonaparte franchissant les Alpes en 1800 (página do Museu do Louvre sobre a obra)», «A passagem de Napoleão pelo passo do Grande São Bernardo», «História do passo do Grande San Bernardo», «Página da Walker Art Gallery sobre a obra», «Peça de arte do mês de Janeiro de 2006 em www.liverpoolmuseums.com», «Correspondência de Napoleão - Outubro de 1801», «página da Walker Art Gallery sobre a obra», https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bonaparte_cruzando_os_Alpes&oldid=52779590, !Páginas que usam referências com parâmetros obsoletas, Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons, Um oficial com traje francês montado sobre uma mula é conduzido por um camponês tosco através de um perigoso passo de montanha cujo rasto apenas é discernível no meio da neve; e este ajudante de campo só é visível num barranco dos imponentes Alpes. Caractéristiques Œuvre de Delaroche, Paul Hauteur de l'original 289,00 cm Largeur de l'original 222,00 cm Période période contemporaine de 1789 à 1914, 19e siècle Technique huile sur toile Musée : Musée du Louvre 1848. C'était pendant la campagne d'Italie. [2] É provável que a pintura de Delaroche seja precisa historicamente; os pormenores como as vestes de Napoleão parecem ter sido investigados pelo artista no seu esforço por lhe conferir autenticidade. La toile, de grande dimension (celle du Louvre mesure 289 cm sur 222 cm, soit un peu plus grande que la version de David), représente Napoléon Bonaparte, alors premier consul, en train de traverser un col des Alpes. Em 1799 inicia-se, com o golpe de estado de 18 de Brumário, a ditadura napoleónica. L'école de Munich s'est inspirée de sa peinture d'histoire. scène his Bonaparte franchissant les Alpes. David mostra Napoleão vestido com um uniforme colorido e imaculado, acompanhado por uma capa estendida. A primeira e mais importante diferença está em Napoleão, nas suas vestes e em seu tamanho. Le 2 mars 1796, quelques mois après son entrée en fonction, le Directoire confie à Bonaparte le commandement de la campagne d’Italie contre les forces autrichiennes. Hippolyte de la Roche, dit Paul Delaroche, né le 17 juillet 1797 à Paris où il est mort le 4 novembre 1856, est un peintre français. Não tem o luxo de viajar montado num animal já que deve deslocar-se independentemente sobre o terreno. Na obra pode apreciar-se Napoleão vestindo roupas apropriadas para a circunstância: por cima do seu uniforme enverga um sobretudo que o envolve firmemente, no qual mantém abrigada a sua mão direita, sem luvas, conservando uma réstia de dignidade graças ao bicorne de borde dourado que usa na cabeça. Paul Delaroche, pseudonyme d’ Hippolyte de la Roche, né le 17 juillet 1797 à Paris où il est mort le 4 novembre 1856, est un peintre français . A Rainha Vitória tinha uma versão do quadro de menor dimensão. Une page de Wikimedia Commons, la médiathèque libre. Este texto é disponibilizado nos termos da licença. Juntamente com a massa branca que se pode ver atrás de Napoleão, o brilho âmbar do Sol, proveniente do lado oeste em relação à posição do grupo de Napoleão, é a fonte de luz central na pintura. Il s’inspire du tableau de David mais choisit d’illustrer le génie de Bonaparte de manière réaliste, sans Trois autres répétitions de taille réduite sont accrochées à la bibliothèque Thiers de Paris, au palais de Buckingham de Londres et dans une collection privée. A sua educação e dedicação pelo estudo acreditam-no como pintor, mas não como artista no verdadeiro sentido da palavra. Paul Delaroche meurt le 4 novembre 1856 à Paris. Unida com as sombras, esta produz contraste, e, por meio da iluminação, enfatiza os aspectos chave da cena; isto pode apreciar-se particularmente na luz que cai sobre o peito de Bonaparte. Tableau original du Louvre, peint en 1848, vendu aux États-Unis, acheteur inconnu, racheté par le collectionneur John Naylor en août 1853 pour 1 750 livres. Muitos dos que aderiam a esta última opinião sentiam que Delaroche tinha tentado captar de algum modo o génio de Napoleão mas falhara na tentativa.[8]. La date 1848 peinte sur la toile a démontré qu'il s'agissait de l'original
Second exemplaire de la Walker Art Gallery de Liverpool, acheté par Arthur George troisième comte d'Onslow, le tableau est acquis par le musée de Liverpool en 1893 lors de la vente de la collection Onslow. [1][19], Paul Delaroche, que já havia retratado Napoleão segundo os preceitos do realismo, repetiu o tema algumas vezes, pintando obras muito semelhantes. Nature de l’œuvre ... Paul Delaroche souhaitait rendre une image plus humaine, plus dramatique. O pormenor central em Napoleão aplica-se ao seu casaco, nas suas pregas e rugas. Là où le Bonaparte de David est idéalisé à la manière d'un héros antique, celui de Delaroche est représenté de manière réaliste et sans complaisan… La peinture représente Napoléon Bonaparte à la tête de son armée traversant les Alpes sur une mule, au printemps 1800, lors de la seconde campagne d'Italie. Bonaparte est vêtu d'un uniforme d'officier recouvert d'une redingote grise ( vieux manteau ) , il porte des bottes à l'écuyère . Paul Delaroche est un peintre de la période classique. INFORMATIONS SUR LE DOCUMENT. Por outro lado, o de Delaroche está cansado e amargurado pelo cruel frio; os olhos e a cara inexpressiva evidenciam o seu cansaço, o seu esgotamento como resultado de uma longa e instável viagem. Bann, Stephen, 'Delaroche, Napoleon and English Collectors', Apollo, Out. Biographie Para o primeiro dia de Julho desse mesmo ano, Napoleão tinha desembarcado na costa egípcia. Paul Delaroche, Bonaparte franchissant les Alpes, 1852, huile sur toile, 289 × 222 cm (Palais Saint James, Londres). Entre 1848 et 1850, soit une dizaine d’années après la mort de Napoléon I, le peintre Paul Delaroche (1797-1856) exécute une autre version de Bonaparte franchissant les Alpes (musée du Louvre). À l'arrière plan à gauche on perçoit un officier maintenant de sa main son chapeau. Os seus motivos eram variados: desde a representação da cena, até à desaprovação geral do próprio Delaroche. Napoleon Crossing the Alps (also known as Napoleon at the Saint-Bernard Pass or Bonaparte Crossing the Alps; listed as Le Premier Consul franchissant les Alpes au col du Grand Saint-Bernard) is any of five versions of an oil on canvas equestrian portrait of Napoleon Bonaparte painted by the French artist Jacques-Louis David between 1801 and 1805. . Paul DELAROCHHE : Bonaparte franchissant les Alpes,en 1800, 1850, 279x214 cm.